terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Resgatamos mais 5 cães da dona Beth, mas ainda não terminou

Olá Amigos,

Seguem noticias dos cães da dona Beth e mais um resgate...

Desculpe a demora em dar noticias, mas esse pesadelo ainda não acabou!

Para quem não acompanhou, Dna Beth é uma senhora de 80 anos, que vive sozinha no bairro da Pedreira - zona Sul de SP com mais de 40 cães, em condições precárias no meio de muito lixo e entulhos.
No dia 19/12/09 resgatamos 33 cães, sendo 18 adultos e 15 filhotes, todos com muita sarna, debilitados, com fome, sede, além de extremamente assustados.
Uma femea adulta e 03 filhotes foram adotados, 17 cães foram para o nosso canil e 11 filhotes infelizmente estavam muito doentes e acabaram morrendo, sobrou só um filhote que ainda está em recuperação.
O resgate dos 33 cães foi feito a pedido da própria Dna Beth que foi denunciada por vizinhos e precisava com urgência retirar pelo menos 15 animais do local.
Porém, ficaram no quintal 05 cães que a Dna Beth mesmo com muita insistência da nossa parte não quis entregar.
Além desses que ficaram, soubemos que dentro da casa tem vários cães ainda não sabemos o nº certo, mas acredito que mais de 10 cães que vivem em quartos escuros no meio de muita sujeira e lixo acumulado há varios anos.
Soubemos também por uma pessoa que conhece a Dna Beth há mais de 20 anos e tem livre acesso na casa, que existem vários filhotes, porém a grande maioria não sobrevive, acabam morrendo de fome ou presos no meio do lixo e não conseguem sair, o cheiro dentro da casa é muito forte e existe a suspeita de animais mortos debaixo do lixo.
Dna Beth já foi denunciada várias vezes por vizinhos e agora pela Abeac para Vigilância Sanitária e Zoonose.
Só faltou chamar a polícia, que estamos adiando por dois motivos:
1º Dna Beth é uma senhora de idade, e apesar de tanta crueldade, é doente e se acontecer alguma coisa com ela, poderemos ser responsabilizados.
2º Se chámassemos a polícia, os animais seriam retirados, mas a Dna Beth continuaria na casa e pegando mais animais, ou seja, não ia adiantar nada.
Começamos então, a procurar ajuda também para Dna Beth, pois entendemos que ela precisa ser interditada, ir para um asilo, ou hospital psiquiátrico.
Fizemos contato com a Dna Edna e o Sr. Pedro que são acessores da Vice Prefeita Alda Marco Antonio, enviamos relatórios, fotos , falamos que a situação era gravíssima e íamos chamar a polícia.
Eles nos pediram para não chamar a policia e ficaram de mandar uma assistente social no local e ficamos no aguardo.
Também avisamos a Dna Beth que íamos chamar a polícia e ela se apavorou, e foi aí que ela concordou que resgatássemos os 5 cães que estão no quintal.
Mas os que estão dentro da casa, ela diz que são sua vida e que não vai entregar.
Combinamos então no sábado dia 13/02 retirar os 5 cães e que voltaríamos para castrar os cães que estão dentro da casa com a promessa de devolver depois de castrado.
A própria Dna Beth deu o tel da veterinária da zoonose que esteve lá e segundo ela, deu prazo até 31/03 para castrar os animais e melhorar as condições que eles vivem.
Liguei na Zoonose, falei com a Dra Telma, que confirmou que esteve na Dna Beth, mas faz muito tempo.
Eu falei da situação, que resgatamos 33 cães e passei as informações que recebi das condições dos animais que vivem dentro da casa.
A Dra Telma ficou muito preocupada, disse que vai voltar na Dna Beth, mas dessa vez acompanhada de uma psicológa que está de férias e volta depois do carnaval.
Pedi para participar dessa ação, pois não queria que os cães fossem para zoonose, Dra Telma concordou e até agradeceu se pudermos resgatar os cães, pois como todos sabem o CCZ está lotado de cães.
Na segunda feira , 08/02, atendendo o pedido do gabinte da vice prefeita, Dna Maria Tereza Assistente Social da Sub Prefeitura da Cidade Ademar esteve na casa da Dna Beth que para variar, não atendeu o portão.
Ela me ligou para saber o que estava acontecendo e novamente expliquei toda situação, mandei fotos, relatórios e disse que estávamos planejando uma acão conjunta com a zoonose para depois do carnaval.
Dna Maria Tereza concordou em participar e combinamos de aguardar a confirmação da Dra Telma da Zoonose do dia e horário.
Porém no dia 10/02 a Dna Beth esteve na sub prefeitura falando com a Dna Maria Tereza e implorou, chorou, pediu um prazo para limpar o quintal, que vai castrar seus animais , mas que não permitisse que tirássemos os cães dela.
Dna Maria Tereza entrou em contato comigo por tel, muito simpatica, educada e gentil pediu que aguardássemos até o dia 23/02 , prazo que ela deu para Dna Beth limpar o terreno .
Fiquei muito decepcionada, falei que a Dna Beth estava enrolando, que mesmo que ela tirasse todo o lixo do quintal, não ia resolver nada, os animais iam continuar procriando, sofrendo , passando fome e sendo mal tratados.
A Maria Tereza pediu que eu confiasse nela, que ela está acostumada a lidar com esse tipo de gente e que na visita que fará no dia 23/02 , vai acompanhada de uma pessoa da policia ambiental e vai entrar na casa.
Mesmo contra vontade, concordei em aguardar, e deixei claro que meu medo é que nesse meio tempo Dna Beth desse sumiço nos 5 cães do quintal.
Pois bem...
Ontem, para nossa surpresa Dna Beth voltou atrás e logo cedo procurou pela Ana Paula pedindo que retirasse os cães que estão no quintal.
Ana Paula me ligou e fomos até lá buscar os cães...
Dna Beth foi super simpática, deixou entrar no quintal e com a desculpa de tirar fotos dos cães para adoção, conseguir tirar várias fotos do terreno.
Mas na casa, não tem acordo, ela tem medo até que chegue perto...
Conversei muito com ela, falei que por ser uma pessoa de idade, não pode viver sozinha naquelas condições, não pode ter tantos animais e principalmente precisa castrar os animais,
Ela me garantiu que assim que tirar todo entulho , vai permitir que castremos os animais que ficam dentro da casa, mas me fez jurar que vamos devolve-los e eu concordei.
Ontem mesmo, ela contratou algumas pessoas que estão limpando o terreno , o objetivo é estar com a casa limpa até o dia 23/02.
Se ela conseguir tirar todo aquele entulho no prazo, eu acho que ela vai conseguir enrolar a Maria Tereza para nossa decepção...
Mas se isso acontecer, vamos mudar de atitude e enquanto não conseguirmos pelo menos castrar os animais que estão dentro da casa, não vamos dar descanso para Dna Beth.
É isso gente, esse pesadelo que já dura 2 meses ainda não acabou...
Estamos tentando fazer tudo da forma correta e por isso não acredito que a Dna Beth vai se safar mais uma vez!
Deus é justo, e sei que vamos conseguir !

Segue fotos dos cães que resgatamos dia 13/02 do mesmo quintal onde estavam os 33 cães que resgatamos em dezembro.
Os cães que resgatamos ontem, estão sujos com problemas de pele , mas não estão magros.
Esses cães a Dna Beth disse que era dela, e por isso, eram alimentados com a ração que doávamos todo mes.
Já os cães que resgatamos em dezembro/09 ela deixava passar fome, pois entendia que eram de rua e não tinha obrigação de alimentar.
A cachorrinha Tuca está prenha e será castrada na quinta feira, 18/02.




Essa cachorrinha ficou desesperada para sair quando nos viu, Dna Beth imediatamente fez com que ela saisse da janela.
Do lado dela tinha outro cachorrinho tentando chegar na janela, mas acho que é muito pequeno e não conseguiu.
Dna Beth disse que o outro cachorrinho é filho dessa cachorra que está na janela.
Além deles temos informações de outros cães, todos de porte pequeno e um gato.

Esse é o quintal da Dna Beth.
Não existe 1m² de local limpo que se possa pisar.
Além desse lixo, várias vasilhas com agua suja, 2 fogões velhos logo na entrada da casa e muita tranqueira que a Dna Beth pega na rua e leva para dentro de casa.
Essa pessoa que conhece a Dna Beth há mais de 20 anos, nos contou que dentro da casa tem muito lixo, pilhas de papelão, xixi e coco de cães por todos os lados, o cheiro é insuportável.
Dna Beth tem o hábito de tomar leite, e as caixinhas ela joga pela casa, formando pilhas e pilhas de lixo que ela acumula há mais de 3 anos.












As fotos abaixo foram tiradas dia 13/02.
Eles foram vacinados dia 04/02 e graças a Deus está todo mundo bem, e mais confiantes.
A Belinha nos pregou uma peça, ela estava prenha e não sabíamos, a coitadinha nem barriguinha tinha e só percebemos que ela estava prenhe 3 dias antes dos filhotes nascerem.
A Dna Beth sabia que ela tinha cruzado, mas não falou nada.
Na verdade, a Belinha estava com a pata machucada e a Dna Beth pediu que levássemos no veterinário, mas exigiu que devolvessemos assim que ela estivesse recuperada.
Quando resgatamos os cães no dia 19/12 foram castradas a Iris, Kiki, Bombom e Ellen pois existia a suspeita delas terem cruzado.
Os outros tínhamos intenção de castrar depois que estivesse mais gordinhos e vacinados.
Os filhotes nasceram dia 09/02.


Abraços,
Marli Scaramella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro amigo (a),

Deixe sua mensagem ou envie um e-mail para contato@abeac.org.br

Obrigada